quarta-feira, 19 de maio de 2010

O livro pela capa



Twlight/Crepúsculo:Segundo a autora, a maçã na capa do primeiro livro da série representa o fruto proibido do livro de Gênesis, “a fruta do conhecimento do bem e do mal”. Simboliza o amor entre Bella e Edward, que é proibido, bem como o conhecimento de que esse amor vai contra as regras da própria natureza. As mãos femininas oferecendo o fruto significariam que ela entrega esse amor à ele, e cabe a ele decidir ‘tomá-lo’, pois a escolha dela foi feita. Tudo isso fica claro no próprio livro, porque nele a autora usa o versículo como epígrafe e, nas entrelinhas ou não, é Edward quem toma a decisão final de assumir esse amor, pois Bella já tinha decidido que era o que queria, lembra?!


New Moon/Lua Nova:O nome do livro se refere ao período em que a Lua encontra-se em conjunção com o Sol, e por isso o lado iluminado da Lua não é visível da Terra; nesse período, as noites são mais escura New Moon é o período mais sombrio e escuro da vida de Bella – os meses de depressão pela ausência de Edward.
Sobre a tulipa na capa, Stephanie não sabe o que significa, pois não teve participação na criação desta, mas muitas interpretações são feitas. Uma delas, que acredito ser a mais real próxima da escolha dos criadores, é que ela está murchando, representando um amor sem esperanças. Ela estaria desbotando ou sangrando – esse ponto não foi esclarecido. É vermelha significando amor e branca significando perdão – significaria o perdão que Bella
dá a Edward por ele ter ido embora e tê-la dito que já não a amava.



Eclipse:O nome do livro refere-se a batalha entre o Sol [Jacob] e a Lua [Edward] formando um eclipse, um fenômeno raro que enquanto dura é uma escuridão total. É a primeira vez que Bella pensa em desistir de sua decisão de se tornar vampira, ao perceber sentimentos ocultos dentro dela e o alto preço que pagará por qualquer que seja sua escolha.
A fita vermelha partindo-se representa a escolha que Bella deve fazer entre seu amor pelo vampiro e pelo lobo, bem como a decisão sobre continuar ou não humana.


Breaking Dawn/Amanhecer: O título quer dizer que depois da noite, vem o amanhecer [dã], significando mudança. Essa, por sua vez, quer dizer sobre a grande mudança da vida de Bella, e sua nova vida, como vampira.
Essa capa é um metáfora para a progressão de Bella durante toda a saga. Ela começou como o peão,a peça mais fraca no tabuleiro (ao menos fisicamente, quando comparada aos vampiros e lobos). E ela terminou como a mais forte: a rainha. No final, é Bella que traz a vitória para os Cullens.


Um comentário:

  1. Li todos os livros da série Crepúsculo.Não tenho palavras pra descrever o quanto é envolvente essa historia maravilhosa dessa autora espetacular que é a Stephanie Meyer,é totalmente viciante essa saga e vamos combinar que o amor entre Edward Cullen e Bella Swan é PERFECT,lindo d+++++++.

    ResponderExcluir